
Escolher uma base pode ser dificil. Por isso, aqui deixo algumas dicas para vos ajudar a escolher o tom de base perfeito!
Nr.1 - Onde comprar?
Quando se compra uma nova base é importante estar em contacto com o produto, por essa razão comprar online está fora de questão. Procura lojas que tenham testers.
Nr.2 - Como experimentar?
Leva uma camisola com um decote largo, a maioria das pessoas tem uma variação de tom no rosto e mãos (por estas serem as zonas mais expostas ao sol) por isso vais querer comparar um tom de base que complemente o teu tom geral.
Espalha um pouco de cada tom na linha do maxilar pois esta é a zona do teu rosto mais proxima do pescoço e decote, de seguida, sai da loja e dá algum tempo para a base oxidar - a luz artificial das lojas também influencia a tua percepção cromática - observa o resultado passados 30 min sob luz natural se possível.Verifica qual das amostras desapareceu na tua pele, e se corresponde ao tom de pele do pescoço/decote.
Nr.3 - Como descobrir o tom secundário.
No passo anterior descobriste o teu tom, mas sabes qual é o teu tom secundário?
O tom secundário é uma variação de tonalidade, como uma sombra subtil por baixo da tua pele. Estes tons secundários classificam-se como quentes, neutros e frios - algumas pessoas tambem consideram amarelos e verde-azeitona.
Descobrir o tom secundário é mais dificil, vamos tentar simplificar:
Observa estas 3 tonalidades de base. Consegues distinguir quais são quentes/neutras/frias?
Ainda não? Observa a roda cromática.

Cores que gravitam em torno do azul são frias, cores que gravitam entre o laranja e o vermelho são quentes, e os laranjas/amarelos ligeiros são neutros. Se continuares para baixo na roda tens os tons secundários amarelos e verde-azeitona.
Então qual é o teu? Aqui está um truque: observa as veias e capilares no teu pulso e palpebras, se forem azuis/roxas tens um tom frio, se forem esverdeadas tens um tom quente, se por outro lado tens uma mistura de ambas as cores ou não consegues muito bem distinguir, é possivel q tenhas um tom neutro (ou amarelo/verde-azeitona)
Nota: Ter um tom secundário amarelo não significa necessáriamente que seja quente. Pessoas de descendencia asiática por exemplo, uma vez que não têm a tipica tez branca/rosada dos caucasianos mas aínda assim muito pálida por vezes, é dificil descobrir o tom secundário segundo os padrões ocidentais. Portanto observa novamente a roda cromática mas desta vez considera o amarelo a cor neutra: amarelos q gravitam em torno dos laranjas são quentes e amarelos que gravitam em torno dos verdes são frios.
Portanto leva o teu tempo a experimentar bases e comparar a tua tez com a das tuas amigas e vais ver que com o tempo, começas a reparar nos diferentes tons secundários das pessoas naturalmente.
Boa sorte!
