Sempre ouvi falar de um problema que assombrava a blogoesfera: a falta de qualidade das informações. Nunca dei importância a este assunto porque pessoalmente, nunca utilizei blogues como fonte de informação pois sempre os considerei duvidosos; até ao dia em que criei este blog com a minha colega e me deparei com a realidade: Fazemos parte da blogoesfera.
Talvez estejam esquecidos do "Golpe de Estado em Portugal... mas só no Twitter", um exemplo de mau jornalismo por parte do jornal "El Pais" e da agência AP, que tomaram rumores de uma rede social como factos. Pois isto acontece diáriamente com assuntos menos importantes.
Foi justamente na noite passada que um post partilhado por uma amiga (e grande entusiasta da cosmética) me alertou novamente para o problema da blogoesfera:
Ter um blog não nos torna automaticamente credíveis mas muitas pessoas confiam na nossa informação, por isso, temos o dever de transmiti-la com segurança e rigor. Mas tal nem sempre acontece.
Existe uma urgência em colocar posts na net, transmitir informação na hora e esta nem sempre é cuidada ou verificada. A palavra do amigo, do conhecido ou da senhora da loja, parece bastar pois isso é o que fazemos no dia-a-dia mas não basta quando criamos um post informativo. Se realmente queremos ser uteis aos nossos leitores então ha que transmitir informação segura e cuidada de fontes creditadas.
É por essa razão, que a partir de agora vamos começar a citar as nossas fontes. Os nossos posts são feitos após uma cuidada pesquisa, (por isso demoram tempo) para garantir que a informação que vos chega não só é util como segura.
Não quero com isto descreditar outras bloggers e entusiastas da cosmética pois ter "um papel" que nos certifica como maquilhadoras não nos torna detentoras do saber.
Um exemplo de uma grande maquilhadora autodidata que mereceu este título às custas do seu próprio trabalho é Michelle Phan, apesar de não ter formação de maquilhadora a sua mestria é indiscutivel e é hoje uma entrepreneur de sucesso com a sua própria marca de cosmética. E o seu site é indiscutivelmente seguro pois no final de cada post informativo fornece-nos a fonte.
Acho que podemos aprender muito com todas as pessoas, técnicas e métodos de aplicação de maquilhagem não são mais que guide-lines pelas quais nos orientamos não são dogmas inquestionaveis. Pessoalmente, sou apologista da experimentação: se método x resulta com alguém, porque não experimentar? Mesmo que vá contra o que aprendemos na escola, ha que pensar fora da caixa!
Apenas ha que ter cuidado com comportamentos que põe em risco a saude da nossa pele e o estado dos nossos materiais. Atenção a posts sobre tratamentos e receitas caseiras para cuidar de x ou y, de acondicionamento e limpeza dos materiais etc. verifiquem sempre a fonte e certifiquem-se que têm bases cientificas (opiniao de dermatologistas, esteticistas, nutricionistas etc.)
Um exemplo de um post que nunca farei neste blog é sobre: circle lenses. Pois apesar de as usar e ser fã, tenho noção que é um comportamento de risco, e por isso, nunca as recomendaria. Sei que (habituais ou não, pois seguidores só temos 2 lol) mil e tal pessoas lêm este blog, e sentir-me-ia culpada se alguma delas, influenciada pelo meu post, viesse a ter complicações pelo o uso de circle lenses.
Explico desde já o motivo:
- Por terem um diâmetro maior que as lentes de contacto normais, as circle lenses cobrem maior parte do olho, impedindo assim a sua oxigenação - por esse motivo devem ser usadas por curtos periodos de tempo. Á excepção de alguns fabricantes (ver aqui fabricantes de confiança), grande parte das circle lenses não são aprovadas pela FDA ou outras instituições controladoras de qualidade e segurança. Muitas pessoas (eu incluida) usam-nas à sua própria responsabilidade. Por experiência própria sei que com uma limpeza cuidada e regular, usa-las por alguns minutos ou até horas (por motivos artísticos) é inofensivo, MAS não sou médica e o que se aplica a mim nem sempre se aplica a outras pessoas. (Calculo que quem tenha infeções oculares ou defeitos na cornea vão reagir de maneira diferente às lentes em geral).
Por isso cá fica, não a minha opinião mas um alerta: Confiram sempre as fontes e cuidado com a vossa saude!
Fontes:
Regulamentação da FDA sobre lentes cosméticas:
http://www.fda.gov/MedicalDevices/DeviceRegulationandGuidance/GuidanceDocuments/ucm071572.htm
Advertência para lentes falsificadas:
http://www.eyecandys.com/authenticity-safety/
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment